O que são e para que Servem Fosfonatos?

fosfonatos

Químicos Organofosforados são ativos que exibem uma combinação única de propriedades especiais, como um alto poder sequestrante, controle de corrosão e uma grande habilidade como agente defloculante em moléculas de atividade ímpar.

Em geral os produtos desta linha combinam as vantagens dos Polifosfatos com os benefícios dos radicais aminocarboxilatos.

Soluções de Fosfonatos são também hidroliticamente estáveis a altas temperaturas e pH extremo. Estes reagentes levaram uma revolução em muitas áreas de aplicação, onde eram necessários uma combinação de vários químicos para se obter um mesmo efeito.

Uma larga gama de fosfonatos com propriedades funcionais oferecem oportunidade única para o controle de muitos tipos de incrustações e problemas de corrosão. Os Fosfonatos podem user usados em diversas linhas de produtos e segmentos de mercado, como Detergentes e para o setor têxtil.

Os fosfonatos da linha Polydisperse promovem uma série de funções importantes:

Sequestrante

Estes organofosforados podem ser usados para sequestrar íons metálicos multivalentes.

Estes íons podem conter efeitos indesejáveis como precipitação e decomposição de líquidos alvejantes, por exemplo. Os íons de maior interesse industrial são Cálcio, Magnésio, Ferro, Manganês, Cobre e Zinco.

O sequestro destes íons usualmente requerem cerca de uma molécula de produtos da linha Polydisperse para cada um destes componentes metálicos.

Inibidor de Corrosão

Fosfonatos da linha Polydisperse em concentração de poucas mg/l podem formar complexos de camada protetiva em superfícies metálicas.

Em adequadas formulações (especialmente contendo sais de Zinco), inibem a corrosão em cobre, cobre e suas ligas, aço e alumínio.

Inibidor de Inscrustação

A linha de Fosfonatos Polydisperse, apesar de se parecerem com Polifosfatos, demonstram o efeito threshold effect.

Isto significa que com pequenas quantidades (mg/l) precipitam possíveis incrustações provenientes da formação de Óxido de Ferro, Carbonatos, Sulfatos e Silicatos de Cálcio e Bário que causam sérios problemas em diversos processos industriais.

Agente de Defloculação

Quanto mais hidrofílico for o Organofosfonato, mais efetivo será o produto, como por exemplo em defloculação para Caulim, concreto e muitas aplicações em dispersão pigmentária.

Isto permite a preparação de dispersões aquosas com baixa viscosidade e alto conteúdo de sólidos. Informaremos em planilha quais os produtos mais indicados para cada aplicação.

Estabilidade em Sistemas Clorados

Neste caso específico sugerimos Polydisperse H-1 (HEDP – Acido 1-hidroxietilideno 1,1- Difosfonico) que demonstra resistência ao ataque de Cloro. Em aplicações onde o cloro é usado em baixa dosagem como biocida, Polydisperse H-1 exibe a característica de inibidor de incrustação e anticorrosivo.

Outros produtos da linha Polydisperse podem se decompor em presença de Halogênios. Consulte nosso departamento técnico para sugestões de aplicação.

Estabilidade Hidrolítica

Todos os produtos da linha Polydisperse são altamente resistentes a hidrolise em ampla faixa de pH e temperatura. Isto significa que eles podem ser usados com eficácia sob condições que poderiam levar a hidrolise de Polifosfatos comuns com consequente perda de sua eficácia.

Confira os produtos para as linhas e segmentos de mercado:

Começaremos a demonstrar a aplicação destes produtos por segmento em novos artigos. Aguardem.

A Polyorganic Tecnologia oferece ao mercado brasileiro uma família completa de Químicos Organofosforados. Entre em contato com nosso departamento técnico.

Solicite sua Cotação

Respondemos em até 24h.


Reader Interactions

Trackbacks