Polydisperse (Fosfonatos) para o Setor Têxtil

Polydisperse-Fosfonatos-para-o-Setor-Textil

Fosfonatos Parte 3. Confira os dois primeiros artigos da série:

Geralmente os fosfonatos são aplicados no setor têxtil como estabilizadores em operações de alvejamento.

A maioria dos alvejamentos em algodão, algodão/poliéster e tecidos rayon, utilizam banhos de peroxido de hidrogênio alcalino.

Na ausência de contaminação de íons metálicos, estas soluções com peróxido continuariam estáveis mesmo abaixo de temperaturas em ebulição. No entanto a presença de quantidades pequenas de alguns íons metálicos transicionais como cobre, magnésio e ferro, mesmo em presença com concentração de 1 ppm ou menor, pode causar uma rápida perda de oxigênio, o que levará a uma redução da performance do alvejamento.

Tradicionalmente o estabilizador utilizado em operações de alvajeamento é o silicato de sódio.

Embora silicato de sódio promova alguma proteção contra a decomposição do peróxido, ele sofre desvantagens ao produzir depósitos minerais em determinadas condições de operação, ainda mais se o pH do sistema cair.

Os agentes quelantes convencionais não são tão estáveis sob a condição de altas temperaturas, alto pH e altas concentrações de peróxido. Portanto eles são limitados no sequestramento de íons metálicos nas operações têxteis. Polifosfonatos também são menos eficientes por longos períodos a alta temperatura devida a sua suscetibilidade a hidrolise.

Os fosfonatos da Linha Polydisperse possuem alto poder de sequestramento de cobre, magnésio, ferro e outros íons metálicos e são relativamente estáveis sob estas condições.

Mesmo em concentrações abaixo de 0.1% de ativos, tem demostrado minimizar a perda de peróxido da solução.

De uma gama de fosfonatos pela Polyorganic, oferecidos, destacamos o Polydisperse D1 e o Polydisperse H1, que são os mais efetivos para esta aplicação. Estabilização de peróxidos alcalinos com fosfonatos da linha Polyorganic diminuem a perda de peróxido e permitem um alvejamento ainda mais eficiente. Outra vantagem na utilização de fosfonatos no alvejamento é fato de que os fosfonatos bloqueam qualquer íon metálico pesado no tecido minimizando decomposição do peróxido.

Precipitação de insolúveis podem ocorrer em soluções alvejantes de peróxido devido a excessiva quantidade de silicato, cálcio e magnésio ou pela rápida queda do pH associado ao aumento continuo de enxague.

Estes precipitados promovem a incrustação dos equipamentos e quando depositados no tecido pode resultar em um diferente resultado de tingimento e finalização. Os fosfonatos são mais eficazes em prevenir precipitações de soluções do que outros sequestrantes devido sua estabilidade e habilidade em prevenir incrustações. Estas propriedades são muito úteis em tecidos onde conteúdo de cinzas inorgânicas deve ser mantido baixo.

A tabela a seguir apresenta um comparativo entre os principais produtos utilizados como estabilizante para banhos de alvejamento têxtil, utilizando como tópicos principais, desempenho, resistência e residuais.

tabela-fosfonatos

Em suma, os compostos fosfonatos da Linha Polydisperse são responsáveis por:

  • Estabilizar o peroxido contra a perda de oxigênio
  • Estabilizar os banhos de peróxido contra depósitos incrustrantes
  • Minimizar danos aos tecidos
  • Melhorar a qualidade do tecido
  • Melhorar a performance do alvejamento e reduzir os custos

Entre em contato com nosso departamento técnico e solicite mais informações.

Reader Interactions