Fosfonatos (Polydisperse) para Detergentes

segredo-do-alvejamento
Fosfonatos parte 2: Confira o 1º artigo da série O que são e para que Servem Fosfonatos?.

Em busca de produtos de melhor performance para detergentes existe uma vasta gama de especialidades químicas baseadas na química do fósforo que melhoram de forma importante e eficaz detergentes utilizados em aplicações domésticas, institucionais e industriais.

Os procedimentos de lavagem doméstica automática diferem significantemente ao redor do mundo.

Máquinas de lavar são relativamente complexas e utilizam um pequeno volume de água por ciclo, o que minimiza a remoção física da sujeira.

Para melhorar a performance da lavagem outros métodos são adotados auxiliando na limpeza dos tecidos.

Dentre estes métodos destacam-se a utilização de altas temperaturas, longos ciclos de lavagem e agitação intensa.

A utilização de altas de concentrações de detergente também auxilia na remoção de produtos químicos como removedores de manchas e degradadores enzimáticos de proteínas.

Historicamente, temperaturas próximas a ebulição eram utilizadas com a finalidade de remoção de manchas dos tecidos, porém a necessidade da combinação da conservação de energia, de lavar diferentes tecidos em uma mesma máquina e minimizar a incrustação nas fibras do tecido resultaram na necessidade de mais ciclos de lavagem, e agora sendo realizadas a 60ºC ou abaixo.

Esta tendência acoplada com a eliminação do uso de Fosfatos em certas partes da Europa tem levado ao aumento do uso de “antiredepositantes”, um aumento na alcalinidade e o uso de mais ingredientes ativos, com o objetivo de manter a performance da lavagem.

Alguns dos produtos químicos são tão ativos que são considerados incompatíveis com outros ingredientes utilizados na formulação do típico “tudo em um”, em sistema de detergente.

Isto tem provado a necessidade tanto fisicamente de isolar os componentes incompatíveis como quimicamente estabilizar suficientemente a formulação, para que assim o produto continuasse ativo durante os ciclos de lavagem.

A introdução dos detergentes líquidos na Europa se deu no início dos anos 80, o que trouxe a necessidade de novas matérias primas para detergente líquidos que pudessem viabilizar com que as formulações não contivessem alvejantes oxidantes, a fim de obter performances comparáveis as formulações de detergentes em pó.

Por este motivo que os Fosfonatos foram introduzidos na industrias de detergentes na Europa em 1981.

Por que fosfonatos?

Falamos sobre o que são e para que servem Fosfonatos em nosso artigo anterior.

Os Fosfonatos foram utilizados nestas formulações pois demostram as seguintes propriedades multifuncionais:

  • Bom sequestramento
  • Escala de inibição limiar
  • Dispersão e defloculação
  • Estabilidade química
  • Alta solubilidade em água

Detergentes líquidos

A utilização de Fosfonatos pode aumentar a performance de formulações que contenham enzimas, auxiliando na melhora geral dos surfactantes aniônicos, componentes básicos das formulações.

A remoção de manchas é alcançada pela combinação de Fosfonatos e enzimas com níveis de Fosfonatos inferiores a 1%. Polímeros ou aminometilenos carboxilados como NTA ou EDTA são relativamente ineficazes nestes níveis, e sabe-se que é exigida uma concentração bem maior para que os mesmos resultados oferecidos sejam atingidos com a utilização de alguns Fosfonatos.

Em formulações em pó são utilizados os seguintes Fosfonatos:

Mesmo que estas matérias primas sejam utilizadas para propósitos multifuncionais, as duas razões principais para suas utilizações são:

  1. Estabilizar o alvejamento de produtos que contenham Peróxidos, tanto na embalagem quanto no ciclo de lavagem.
  2. Prevenir o acumulo de incrustações no tecido.

Avanços em técnicas de lavagem em baixa temperatura levaram aos produtores de detergentes a desenvolver aditivos com base em peróxidos, que são agentes efetivos de alvejamento em baixas temperaturas.

Estes agentes ativos não são muito estáveis e sua decomposição é acelerada pela umidade e ou pela presença de pequenas quantidades de íons metálicos.

Além disso, a utilização de Fosfonatos inibe a decomposição dos compostos de peróxido, fazendo assim sua utilização de modo eficaz.

A utilização de Fosfonatos também minimiza os danos ao tecido agindo como uma escala limiar inibidora.

Mesmo com os baixos níveis em ppm no liquido de lavagem os Fosfonatos também previnem o acumulo de incrustações no tecido mantendo a textura da fibra macia.

Dados técnicos sobre os produtos acima apresentados estão disponíveis aqui em nosso site e em caso de maiores esclarecimentos nossos técnicos estão a sua completa disposição.

Além de Fosfonatos a Polyorganic oferece uma gama completa de ativos especiais para suas formulações.

Solicite sua Cotação

Respondemos em até 24h.


Reader Interactions

Trackbacks