Porque Utilizar o Desnaturante Benzoato de Denatônio?

É comum encontrarmos em diversos rótulos de produtos tóxicos os dizeres: não ingerir, ou a ingestão deste produto pode levar a morte…

Ainda assim vemos nos noticiários “mortes por acidentes” causadas por ingestão de produtos químicos. Tais mortes poderiam ser facilmente evitadas, com uma pequena adição de Benzoato de Denatônio.

O Benzoato de denatônio foi descoberto em 1958 por Macfarlan Smith, e em 1982, foi reconhecido oficialmente como “a substancia mais amarga na terra” pelo Guinness Book.

O que é Benzoato de Denatônio?

Benzoato de Denatônio é um produto conhecido mundialmente como doador de sabor muito amargo em diversas formulações, e apresenta características desnaturantes quando em contato com o álcoois.

Por que utilizar o Benzoato de Denatônio?

Em 2002, a Anvisa publicou a RDC 46/2002 que cria uma regulamentação técnica para a venda de Álcool etílico para atacadistas e varejistas, entre as mudanças exigidas está a inclusão de desnaturante em todo produto formulado a base de álcool etílico hidratado comercializado com 46,3° INPM (porcentagem de álcool em peso ou grau alcoólico), ou menos.

Além de ser obrigatório para álcool, é de responsabilidade técnica e social a inclusão de desnaturante em formulações que apresentam algum tipo de toxicidade. O efeito aversivo do produto evita a ingestão ocasional ou deliberada, prevenindo assim, acidentes por ingestão que ocorrem principalmente em crianças.

Vantagens:

  • Nosso produto Poly BDN 100 é cristalizado, o que impede a formação de névoa e facilita o manuseio.
  • Não apresenta nenhum tipo de toxicidade.
  • Efetivo em baixíssimas dosagens (10 – 30ppm).

Aplicações:

  • Principalmente utilizado em álcoois (álcool etílico, álcool anidro, Bioetanol, álcool em gel, metanol).
  • Pesticidas, fungicidas, herbicidas, raticidas entre outros venenos.
  • Fluidos de radiadores e arrefecimento.
  • Desinfetante, limpadores e produtos de limpeza doméstica em geral.
  • Perfumes, condicionadores e outros produtos para cuidados pessoais.
  • Produtos de uso veterinários.

Você sabia?

Esmaltes especiais que ajudam inibir o ato de roer as unhas possuem o Benzoato de Denatônio. Além de amargo, o esmalte possui características ácidas derivadas do gengibre.

Possuímos um departamento técnico especializado para auxilia-lo. Confira os produtos no link abaixo e entre em contato com nosso atendimento e suporte técnico.

Conheça o Poly BDN

Acesse e confira os produtos.

Solicite sua Cotação

Respondemos em até 24h.


Reader Interactions

Trackbacks