Estudo de Caso Antichama para Tinta Acrílica

A Polyorganic Tecnologia Ltda. é líder no fornecimento de aditivos para resinas termoplásticas, retardantes à chamas para manufatura de espumas de PU e atende as necessidades do mercado em espumas rígidas e flexíveis, além de inúmeros produtos que necessitam de características antichama.

Fornecemos uma ampla linha de aditivos de base fosforada, que são produtos de alta performance.

Estes produtos atendem às normas mais rígidas de flamabilidade como UL 94 e NBR 9178, que são exigências do setor automotivo.

Também temos aditivos para manufatura de tintas antichama para aplicações têxteis, pintura e acabamentos de espumas flexíveis para revestimento acústico.

Desenvolvemos um estudo de caso para você conferir como funciona um desenvolvimento junto a Polyorganic.

Clique na imagem abaixo para realizar o download:

Download eBook Estudo de Caso Antichama

Transcrição do eBook:

Geraldo Fideles de SousaO Autor

Geraldo Fideles de Sousa

Coordenador Técnico

Geraldo Fideles é Químico e Coordenador Técnico na Polyorganic Tecnologia Ltda.

Entrou na empresa em 2008, após trabalhar mais de 30 anos como Supervisor Técnico em grandes multinacionais.

Iniciou sua carreira aos 16 anos de idade, sempre vinculado ao controle de qualidade e desenvolvimento de novos produtos.

Fez treinamentos no exterior sobre GMP – Gestão de Qualidade, e aplicações de biocidas e retardantes a chama para materiais termoplásticos em geral, além de ter sido professor de química com grande influencia na formação de novos profissionais na indústria.

Ministra cursos relacionados a gestão de qualidade, transporte e armazenagem de produtos químicos em clientes e universidades.

Além de toda a carreira profissional, Geraldo contagia com sua alegria, é um grande contador de histórias e está sempre disposto a ajudar.

Conte com o Geraldo e todo departamento técnico da Polyorganic para auxiliar em suas necessidades.

Estudo de Caso Antichama para Tinta Acrílica

A Polyorganic Tecnologia Ltda é líder no fornecimento de aditivos para resinas termoplásticas, retardantes à chamas para manufatura de espumas de PU para atender as necessidades do mercado em espumas rígidas e flexíveis e inúmeros produtos que necessitam de características de retardamento à chama.

Fornecemos uma ampla linha de aditivos de base fosforada, que são produtos de alta performance.

Estes produtos atendem às normas mais rígidas de flamabilidade como UL 94 e NBR 9178, que são exigências do setor automotivo.

Também temos aditivos para manufatura de tintas antichama para aplicações têxteis, pintura e acabamentos de espumas flexíveis para revestimento acústico.

Trabalhamos em parceria com nossos clientes e buscamos as melhores soluções técnicas com o melhor custo benefício em mercados que estão sempre em evolução e buscando novas tecnologias.

Disponibilizamos nosso departamento técnico para auxiliar com todo o suporte necessário para as aplicações de nossos aditivos.

Como resultado deste trabalho, atingimos os mais altos índices de aprovação de nossos aditivos para materiais destinados a construção civil, indústria moveleira, têxtil e setor automotivo.

Quem é o cliente?

A seriedade e ética do trabalho da Polyorganic é um de nossos maiores diferenciais reconhecidos no mercado há mais de 25 anos.

Por trabalharmos em parceria com desde empresas recém constituídas em seus respectivos mercados, até com os maiores players da indústria, o sigilo e a discrição de nossos serviços contempla toda a confidencialidade e garantia do segredo das informações, como formulações e detalhes técnicos específicos de cada segmento e linha de produto.

Neste estudo de caso, não vamos identificar o cliente. Outros materiais informativos podem nomear os produtos e clientes de nossos estudos.

Qual era o problema enfrentado pelo cliente?

A tinta acrílica que o cliente utilizava para pintura de espumas de revestimento acústico não possuía resistência a chamas.

A espuma utilizada já possuía a característica antichama, porém a tinta aplicada na superfície ainda não. A tinta sem aditivo antichama, quando em contato com uma fonte de ignição, iniciava queima tanto da película de tinta como da espuma.

Qual era o objetivo do cliente?

Adicionar característica antichama na tinta aplicada sobre a superfície da espuma a fim de evitar a combustão do material sem alterar suas propriedades físicas.

Qual era o obstáculo que o cliente tentava superar?

Após pintura da espuma a mesma deve continuar com propriedades de retardancia à chamas.

Algumas empresas fabricam tinta aditivada, que já vem com o aditivo antichama, mas que apresentam resultados insatisfatórios nos testes de inflamabilidade.

Desta forma o cliente entrou em contato com a Polyorganic e conversou com nossos técnicos, em busca da melhor solução.

Como a Polyorganic ajudou?

Desenvolvemos dois tipos de aditivos:

  1. Aditivo para ser adicionado diretamente na tinta acrílica (dosagem de 15% a 20% sobre a tinta).
  2. Aditivo para pulverizar sobre uma espuma já pintada com tinta acrílica. (tratamento superficial seguido de secagem da espuma).

Implementamos o produto TCPP-LO, um aditivo que pode ser incorporado na tinta acrílica e torna-la antichama.

Também indicamos o produto Poly Tx FR 51, que pode ser pulverizado sobre uma espuma pintada com tinta acrílica, seguindo de secagem em estufa. Desta forma a espuma PU (pintada), apresentou características antichama.

O Poly TX FR 51 não pode ser colocado diretamente sobre a formulação da tinta, pois ele tem caráter catiônico e reage quimicamente. Este aditivo pode ser pulverizado sobre uma espuma pintada e seca, para aumentar sua resistência à chamas.

Qual a conclusão?

Concluimos que há duas possibilidades:

1) O Poly TCPP-LO pode ser adicionado na tinta acrílica em uma proporção

de 15% a 20% pois este não reage quimicamente e é compatível com as formulações padrões de tinta acrílica. A homogenização da tinta antes da aplicação é altamente recomendada. Como resultado final teremos uma espuma para revestimento acústico com uma pintura que possui excelentes propriedades antichama.

2) O Poly TX FR 51 é indicado para ser pulverizado sobre as espumas pintadas com tinta acrílica para aplicação em revestimento acústico. Este aditivo é excelente para ampliar a proteção e manter o tratamento de uma espuma antichama.

Concluímos que as tintas acrílicas que não são antichama podem comprometer de forma negativa o desempenho deste tipo de revestimento.

Percebemos também que a queima maior se dá no filme seco (película de tinta, que recobre a espuma). Por estes motivos as tintas para pintura de espumas de revestimento acústico devem ser antichama. Recomendado o aditivo TCPP-LO para ser incorporado na formulação da tinta.

Mais uma vez a Polyorganic fez a diferença, aumentando a segurança dos produtos retardante à chamas manufaturados pelos nossos clientes e também dos clientes de nossos clientes.

Entre em contato para conversar sobre como podemos ajudar você.

Reader Interactions