Como Estabilizar Peróxido de Hidrogênio?

peroxido-de-hidrogenio-como-estabilizar

O Peróxido de Hidrogênio é um oxidante muito aplicado no mercado de Household para formulações de alvejantes e limpadores especiais.

Em formulações de limpadores especiais, o peróxido de hidrogênio agregará um poder biocida e clareamento da superfície.

Como o peróxido de hidrogênio é extremamente reativo, o grande desafio das formulações que contém este produto é estabiliza-lo.

Alguns fatores que fazem com que o peróxido de hidrogênio degrade e perca a ação efetiva da sua formulação são:

  • Temperatura: Procure melhorar o máximo possível a sua logística e garanta que suas embalagens fiquem em condições ideais de temperatura.
  • Presença de íons metálicos: comumente encontrados nas águas naturais e de abastecimento domiciliares / industriais, reagem com o peróxido de hidrogênio, degradando-o e liberando o oxigênio na forma de gás (perdendo a eficácia como alvejante). Este oxigênio deve ser liberado apenas na máquina de lavar para reagir com as machas do tecido.
  • pH Alcalino: Desde levemente ácido (pH7 / pH8), influenciam na degradação do peróxido. O pH da formulação deve ser próximo ou abaixo de 6,0.

Como estabilizar o peróxido de hidrogênio no alvejante líquido sem cloro?

  • Mantenha a sua formulação ou o seu produto em temperaturas amenas (de 25ºC a 35ºC).
  • Adicione um sequestrante poderoso que garanta total inibição dos metais presentes. Mundialmente conhecido e utilizado para esta aplicação, o Polydisperse HEDP é aprovado exatamente pelo alto poder de sequestro dos principais íons que temos no Brasil como cálcio, ferro, magnésio e cobre. O HEDP entra nesta formulação para sequestrar estes íons, formar um complexo que não é reativo com o peróxido, mantendo-o por mais tempo estável em solução.

Garanta estes 3 principais fatores. A presença de Cloretos também pode influenciar na degradação do peróxido, mas os três fatores já citados são os principais responsáveis pela degradação do peróxido.

Quem não usa o HEDP pode ter problemas de:

  • Estufamento da embalagem.
  • Perda da eficácia do produto.
  • Risco do explosão da embalagem pois o oxigênio é um comburente, e por isso pode facilitar o início de incêndio.

O Polydisperse HEDP é extremamente importante para quem deseja desenvolver formulações de alvejante líquido sem cloro para roupas e limpadores em geral que tem dupla ação, tanto a ação da limpeza (como o próprio nome informa) e também ação desinfetante.

Esta ação é proporcionada pelo peróxido, excelente biocida ecologicamente correto, desnaturando os microrganismos indesejados e liberando como subproduto oxigênio e ar.

Com o HEDP, você poderá ter todos os benefícios do peróxido de hidrogênio trabalhando com segurança.

Reader Interactions