Termos & Definições

Termos & Definições

Devido a terminologia utilizada nas indústrias ser muito abrangente, relatamos abaixo os termos e definições que são mais utilizadas.

Estas que descrevemos fazem parte do melhor de nosso conhecimento e são de caracter informativo. Enfatizamos que as respectivas normas, portarias e outros requisitos legais devem ser utilizados em suas versões atualizadas.

SANEANTES

São substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação, de objetos ou superfícies inanimadas. Aplicados em ambiente domiciliar, industrial, hospitalar, institucional, coletivos ou não, públicos ou privados.

ALVEJANTES

Qualquer substância com ação química, oxidante ou redutora, que exerce ação branqueadora.

ÁGUA SANITÁRIA

Soluções aquosas a base de Hipoclorito de Sódio ou Cálcio, com teor de Cloro Ativo de 2,0 a 2,5% p/p.

DETERGENTES E CONGÊNERES

Produtos que têm por finalidade a limpeza e conservação de superfícies inanimadas. Encontram-se inseridos nesta categoria: detergentes líquidos, amaciante, concentrados de limpeza (multiuso), detergente em pó, entre outros.

DESINFETANTE

Formulações que têm em sua composição substâncias microbicidas e apresentam efeito letal para microrganismos não esporulados.

DESODORIZANTES

Formulações que têm na sua composição substâncias microbioestáticas, capazes de controlar os odores desagradáveis advindos do metabolismo microrgânico. Não apresentam efeito letal sobre microrganismos, mas inibem o seu crescimento e multiplicação.

ESTERILIZANTES

Formulações que têm na sua composição substâncias microbicidas e apresentam efeito letal para microrganismos esporulados e não esporulados.

PRODUTOS PARA PISCINAS

Podem ser algicidas, fungicidas ou desinfetantes, e têm por objetivo matar algas, fungos ou outros microrganismos presentes na piscina.

PRODUTOS BIOLÓGICOS

Produtos à base de microrganismos viáveis para o tratamento de sistemas sépticos, tubulações sanitárias de águas servidas, e para outros locais, com a finalidade de degradar matéria orgânica e reduzir os odores.

INSETICIDAS

Produtos desinfestantes destinados à aplicação em domicílios e suas áreas comuns, no interior de instalações, edifícios públicos ou coletivos e ambientes afins para controle de insetos e outros animais incômodos e nocivos à saúde.

RATICIDAS

São produtos desinfestantes destinados à aplicação em domicílios e suas áreas comuns, no interior de instalações, edifícios públicos ou coletivos e ambientes afins para controle de roedores.

ARDINAGEM AMADORA

Produtos destinados à aplicação em jardins ou plantas ornamentais, cultivadas sem fins lucrativos, para o controle de pragas e doenças e bem como aqueles destinados a revitalização e ao embelezamento das plantas.

REPELENTES

São produtos com ação repelente para insetos, para aplicação em superfícies inanimadas e para volatilização em ambientes com liberação lenta e contínua do (s) ingrediente (s) ativo (s) por aquecimento elétrico ou outra forma de energia ou espontaneamente.

DESINCRUSTANTE

Produto destinado a remover incrustrações por processo químico ou físico.

SABÃO

É um produto para lavagem e limpeza doméstica formulado à base de sais alcalinos de ácidos graxos associados ou não a outros tensoativos.

LIMPADOR ABRASIVO / SAPONÁCEO

É um produto destinado à limpeza, formulado à base de abrasivos associados ou não a sabões e outros tensoativos.

NEUTRALIZADOR DE ODORES / ELIMINADOR DE ODORES

Produto que em sua composição apresenta substâncias capazes de neutralizar/eliminar odores desagradáveis, por processos físicos, químicos ou físico-químicos, podendo ou não deixar efeitos residuais e/ou odoríferos.

ODORIZANTE DE AMBIENTES / AROMATIZANTE DE AMBIENTES

É um produto que tem em sua composição substâncias capazes de mascarar os odores desagradáveis.

PRODUTO ENZIMÁTICO

É aquele que contém como ingrediente ativo catalizadores biológicos que atuam por degradação específica de graxas, proteínas e outros, fragmentando os mesmos de forma a promover o processo de limpeza.

PRODUTO PÓS-LAVAGEM

Produto com a finalidade de ser utilizado depois da lavagem com o objetivo de completar a limpeza final.

PRODUTO PARA PRÉ-LAVAGEM

É um produto destinado a ser utilizado antes da lavagem com objetivo
de facilitar a limpeza final.

TIRA-MANCHAS

Produto destinado à remoção de manchas de superfícies inanimadas e tecido. Produto com a finalidade de remover ceras e graxas por uma ação de solvência.

Definições sobre Produtos Domésticos e Produtos Institucionais quanto as suas aplicações:

Uso Profissional

São os produtos que, por sua forma de apresentação, toxicidade ou uso específico, devem ser aplicados ou manipulados exclusivamente por profissional devidamente treinado, capacitado ou por empresa especializada.

Empresa especializada: Empresa autorizada pelo poder público para efetuar serviços com a utilização de produtos devidamente registrados no Ministério da Saúde.

Uso Não Profissional

São os produtos, geralmente de pronto uso, que por suas formas de apresentação, toxicidades ou usos específicos podem ser utilizados por qualquer pessoa.

Os desinfestantes de uso “não profissional” devem atender aos limites quantitativos estabelecidos em legislações especificas.

Produtos Domésticos x Produtos Institucionais, quanto à destinação:

Domiciliar

Em ambientes domiciliares ou similares, utensílios, objetos e superfícies inanimadas.

Institucional

Em ambientes públicos e/ou coletivos, em lugares de uso comum, em objetos e superfícies inanimadas de instituições, tais como: escolas, cinemas, áreas comuns de condomínios entre outros.

Industrial

Em ambientes e equipamentos industriais excluindo-se as matérias primas. Incluem-se nessa destinação os auxiliares de produção ou de processo com finalidade saneante, tais como: desinfetantes para indústria alimentícia, os desincrustantes para indústria de laticínios entre outros.

Assistência à saúde

Em ambientes públicos e/ou coletivos, em lugares de uso comum, em objetos e superfícies inanimadas em instituições de assistência à saúde, tais como: hospitais, clínicas, lavanderias hospitalares, consultórios entre outros.

Reader Interactions