Desenvolvendo Detergentes Lava Roupas Líquidos de Alta Performance

As principais marcas líderes do mercado de lava roupas líquidos utilizam a tecnologia de enzimas em suas formulações.

Como os demais fabricantes podem otimizar a sua fórmula, quando falamos em custo e desempenho equivalente? Como os demais fabricantes podem se adequar a esta realidade de mercado?

É possível reduzir os químicos de sua formulação, utilizando pequenas dosagens de enzimas que atuam na remoção de manchas específicas, desempenhando o papel de biocatalizadores que auxiliam na remoção de sujidades específicas.

A Polyorganic traz mais um estudo real de um produto já disponível nas prateleiras de supermercado, no qual foi desenvolvida uma fórmula de detergente lava roupas líquido com melhor performance e baixo custo.

Para este desenvolvimento foram utilizadas enzimas Polyorganic, as quais otimizaram a formulação e mantiveram o custo, entregando uma performance superior comparada aos produtos de mercado que serviram de referência.

Foi efetuado um teste de desempenho de lavagem para averiguar o índice de remoção de manchas, que são provenientes de alimentos que compõem boa parte da alimentação do povo brasileiro, tais como manchas de proteínas (carnes, leite, sangue, grama), de amido (arroz, farinhas, mingaus, carboidratos), de espessantes alimentício (pudim, goma guar, goma xantana, iogurtes e molhos).

Resultados

Foram encontrados resultados surpreendentes com uma baixa dosagem de 0,3% de enzimas no total (0,15% de POLYENZ PR P 300 + 0,10% de POLYENZ PR S 210 + 0,05% de POLYENZ PR M 100).

É importante ressaltar que ao analisar o custo-fórmula, foram oferecidas alternativas que possam reduzir custos, e tornar a fórmula mais moderna e eficiente, utilizando uma biotecnologia que traz resultados em baixas dosagens. Você pode conferir o resultado no gráfico a seguir:

Gráfico de desempenho em formulação de baixo custo testada e aprovada

Neste estudo, quando dosou-se 0,3% desta composição de enzimas customizada, pode-se perceber um aumento no poder de remoção de manchas e consecutivamente o desempenho do produto, conforme observado nesta sugestão de fórmula, representada na barra verde do gráfico acima, já que o produto de mercado utilizado no estudo se equiparava com as demais marcas de lava roupas líquido de performance pouco significativas.

Existem diversas maneiras de reduzir o custo/fórmula de um detergente lava roupas líquido, torná-lo mais eficiente e mais ecologicamente correto, pois as enzimas Polyorganic são de origem natural.

As enzimas Polyorganic são compatíveis com diversas fórmulas de detergentes lava roupas, onde o cliente pode customizar seu produto de acordo com sua necessidade e fórmula.

Plano experimental

  • Concentração de detergente: 2mL/L
  • Dosagem de enzimas: 0,3% (0,15% de POLYENZ PR P 300 + 0,1% de POLYENZ PR S 210 + 0,05% de POLYENZPR M 100)
  • Ciclo de máquina topload: extra baixo / 27 litros de água
  • Manchas técnicas utilizadas: EMPA 117 (leite, sangue, corante) , EMPA 162 (amido e corante) e EMPA 165 (Pudim)

Deseja desenvolver um detergente lava roupas de baixo custo de alta performance? Consulte nossos técnicos para que possamos customizar a sua fórmula e otimizá-la.

Solicite sua Cotação

Respondemos em até 24h.