Como Melhorar o Desempenho de seu Alvejante em Pó

desempenho-alvejante-em-pó

Você sabe como atingir o melhor desempenho de seu alvejante em pó?

Vamos começar nosso artigo de hoje entendendo que os alvejantes foram popularizados como auxiliares na limpeza dos tecidos somente no inicio do século XX.

Principalmente nos Estados Unidos, os produtos a base de cloro que até então eram utilizados somente na indústria, se tornaram uma grande solução para remoção e “branqueamento” em tecidos brancos também para o segmento doméstico.

Aqui no Brasil, a partir da década de 70 iniciaram-se novas gerações de alvejantes com diferentes princípios ativos visando diminuir os riscos de saúde e agressividade aos tecidos em relação aos clorados, comumente derivados do Hipoclorito de Sódio.

Entre o final da década de 90 e o inicio deste milênio, foi introduzido o alvejante em pó como uma nova tecnologia no mercado brasileiro (a primeira marca apresentada foi o Vanish), que ao longo da ultima década acarretou num crescimento médio de consumo de 20% ao ano, comparado a 12% no restante do mundo.

O que são os Alvejantes?

Os alvejantes são conhecidos no mercado por serem capazes de retirar manchas indesejáveis em tecidos, e como o próprio nome já diz alvejar (branquear).

Por isso também são conhecidos como “branqueadores”.

Para entender a ação dos alvejantes é preciso saber como as cores nos tecidos são produzidas. O movimento de elétrons, quando mudam de níveis de energia, é responsável pela coloração. Para alvejar um tecido é preciso oxidá-lo, ou seja, fazer com que ele perca elétrons. Dessa forma, todos os alvejantes são considerados agentes oxidantes.

Os oxidantes mais usados são o Cloro (Cl2), derivados dos hipocloritos (ClO-) e peróxido de hidrogênio (H2O2), via solução líquida, ou em pó através do Percarbonato de Sódio. Entre outros, estes citados são os mais empregados pela Indústria Têxtil.

Os alvejantes a base de oxigênio são conhecidos por serem mais nobres em relação aos clorados, devido a sua baixa toxicidade, e maior desempenho e possibilidade de aplicação em tecidos coloridos.

Alvejantes podem existir tanto na forma líquida, como na forma sólida em pó, no qual, veremos como aperfeiçoar seu desempenho.

Além do uso em roupas, os alvejantes podem ser usados para clarear cabelos, para o tratamento de papel, desinfecção, remediação de solo, e muito mais.

Como informamos, os alvejantes são formulações com principio ativo formado por agentes oxidantes, e estes agentes geralmente são compostos por derivados de cloro ou peróxidos (geradores de oxigênio):

Oxidação via Clorados:

2 NaOH (aq) + Cl2 (g) → NaOCl (aq) + H2O (l)

Os alvejantes mais modernos possuem na composição o Percarbonato de sódio (PCS). Esta fórmula não agride o tecido, ou seja, limpa suavemente a roupa sem danificá-la.

Esse tipo de alvejante permite descolorir o tecido mantendo intacta sua composição têxtil. O Percarbonato no processo de lavagem do tecido libera o Peroxido de Hidrogênio:

2 H2O2 → 2 H2O (l) + O2 (g)

Conceitos de Performance de Alvejante em Pó

Os Alvejantes foram desenvolvidos e aperfeiçoados ao longo dos anos, sendo incorporados aditivos complementares na remoção de diferentes tipos de manchas e sujeiras.

Atualmente um alvejante em pó de alto desempenho, além do agente oxidante (Percarbonato de Sódio), terá builders (Nabion 26), tensoativos (Poly TA 95), Dispersantes e sequestrantes (Polydisperse Na4), Enzimas (Polyenz 8010), agentes branqueadores ópticos (Poly OPT-X), alcalinizantes e cargas.

Todas estas matérias primas incoporadas como aditivos especiais, possibilitarão a remoção de sujeiras por vários mecanismos, abrangendo boa performance para muitas manchas derivadas de substratos como:

  • Óleos Vegetais/ Gorduras;
  • Cerosas;
  • Óleos  / Graxas Minerais;
  • Coloridas, sensíveis a Oxi-Redução;
  • Amido;
  • Gomas e Polímeros Naturais;
  • Poeiras Inorgânicas;
  • Sangue;
  • Proteinas;
  • Tintas e Esmaltes;
  • Entre outros.

Para cada substrato e sua composição química, ocorrerá uma remoção da mancha por mecanismos diferentes, por isso recomendamos a adição de químicos especiais para melhorar seu desempenho.

Abaixo correlacionamos cada substrato, o agente responsável pela remoção, e os aditivos de alta performance da Polyorganic:

Substratos das Manchas Agentes Responsáveis pela Remoção: Aditivos Especiais Recomendados Polyorganic
Óleos Vegetais/ Gorduras Tensoativos e alcalinizantes Poly TA 95
Cerosas Tensoativos e alcalinizantes Poly TA 95
Óleos  / Graxas Minerais Tensoativos e sequestrantes Poly TA 95 e Polydisperse Na4
Coloridas, sensíveis a Oxi-Redução Oxidantes Percarbonato de Sódio
Amido Enzimas Polyenz 8010
Gomas e Polímeros Naturais Enzimas Polyenz 8010
Poeiras Inorgânicas Tensoativos e sequestrantes Poly TA 95 e Polydisperse Na4
Sangue Tensoativo, alcalinizantes e oxidantes Poly TA 95 e Percabonato Sódio
Proteinas Enzimas Polyenz 8010

Formulas Sugestivas: Possuímos recomendações especificas de formulação, visando atender necessidades e objetivos únicos para cada cliente e parceiro. Confira uma sugestão de formula de alvejante em pó, e colocamos todos os nossos técnicos a disposição para auxiliar em seus desenvolvimentos.

Conclusões e Observações

Para cada mercado, desempenho e objetivos desejados em seu desenvolvimento de alvejante em pó, a Polyorganic Tecnologia possui matérias-primas e suporte técnico para auxiliar na obtenção da melhor relação de benefícios e custos.

A performance do alvejante é estritamente relacionada ao tipo de mancha (substrato) que pretende avaliar, por isso separamos e citamos neste artigo os principais tipos de substratos encontrados no dia-a-dia de muitos da população, podendo ser reavaliado especificamente para condições e substratos diferenciados.

Recomendamos formuladores de alvejantes em pó para lavanderia, que desejam ter produtos de alta performance e valor agregado, desenvolverem formulações que englobem todos os substratos que recomendamos, com adições do Poly TA 95, Poly OPT-X, Polyenz 8010, Nabion 26, TAED , além do próprio Percarbonato de Sódio. Assim o produto final garante a eficácia para uma diversidade de manchas, alto desempenho e valor agregado.

Vale ressaltar que a performance dos alvejantes é facilmente perceptível aos consumidores, mesmo em domicilio, e uma formulação com alto desempenho contribuirá muito ao valor entregue aos seus clientes.

Para maiores informações entre em contato aqui em nosso chat ou ligue para (011) 5044 4445. Todo nosso portfólio voltado para a linha de alvejantes em pó, e demais informações, encontra-se disponível aqui.

Reader Interactions