Como Formular um Poderoso Detergente Alcalino Clorado

Detergente Alcalino Clorado

O hipoclorito de sódio (NaOCl) conhecido popularmente como “Cloro”, é um agente antimicrobiano e poderoso bactericida.

Por isso, é o ativo principal do detergente alcalino clorado.

A ação antimicrobiana do hipoclorito de sódio, quando em contato com restos orgânicos, resulta na formação de ácido hipocloroso (HOCl), que contém cloro ativo.

Devido a alta capacidade oxidante, exerce seu efeito pela oxidação irreversível dos sistemas enzimáticos bacterianos, rompendo as funções metabólicas do microrganismo.

O cloro tem a facilidade de interagir com o citoplasma do microrganismo, formando N-cloro altamente tóxico e ocasionando a destruição do mesmo.

Mínima concentração inibitória (MIC) do NaOCl 1%

  • Staphylococcus aureus……………………………………………………… 0,1%
  • Enterococcus faecalis…………………………………………………………0,1%
  • Pseudomonas aeruginosa…………………………………………………..0,1%
  • C.albicans ………………………………………………………………………..0,1%
  • Bacillus subtilis e mistura destes…………………………………………1,0%

Desinfecção com hipoclorito de sódio em superfícies ambientais hospitalares, prevenção de infecção.

Microrganismo

Ocorrido

Concentração hipoclorito de sódio

C. difficile esporo e vegetativo (isolado de emulsão fecal humana)

Inativação Microbiana

0,5 % com detergente

S.aureus,

E.coli,

P aeru. Ginosa,   

Inativação Microbiana

0,25%

MRSA(caso infecção hosp. Isolado)

Inativação Microbiana

0,1%

Albicans,

Tropicalis,

Lusitaniae

Parapsilosis,

Kefyr, labrata

Inibição de Crescimento

5,25%

Gram susceptíveis e resistentes

Redução microbiana

0,1%

Vírus lipídico e não lipídico

Inativação de vírus

0,1%

P. aeruginosa,

K. pneumoniae

resist à meticilina,

S. aureus,

S. epidermidis,

S. haemolyticus,

S. marcescens,

E. cloacae,

E. coli,

P. mirabilis

Inativação Microbiana

0,5%

1,0%

2,0%

Na tabela acima, foi determinada a dosagem mínima necessária para inibir e / ou inativar o crescimento de microrganismos.

Componentes para Formular

Para nossa formulação utilizaremos os seguintes componentes:

Hidróxido de Sódio 50%

O hidróxido de sódio mantém a solução alcalina quando dissolvido em água, tem alta reatividade, grande disponibilidade e baixo custo. O NaOH remove óleos e conglomerados formados por proteínas, e também é um poderoso desengraxante utilizado para limpeza em diversos equipamentos.

Polydisperse Hedp Na4

O Polydisperse Na4 é um sal sódico do ácido etidrônico, que apresenta uma excelente atuação inibidora da formação de Carbonato de Cálcio e Sulfato de Cálcio. O Polydisperse Na4 pode ser utilizado em sistemas de baixa pressão, sistemas de alta circulação de águas industriais, torres de resfriamento e caldeiras. O Polydisperse Na4 é um produto de aspecto pó branco, solúvel em água, indicado para uso em sistemas águas industriais de resfriamento. Este produto é um ácido organofosfônico, também excelente quelante para os íons Fe, Cu e Zn.

Hipoclorito de Sódio 12,5%

O hipoclorito de sódio é utilizado amplamente como germicida no tratamento e purificação da água, na desinfecção de alimentos, produção de desinfetantes industriais, tratamento de piscinas, composição de pesticidas convencionais e como agente de esterilização. É muito indicado para esterilização de ambientes domésticos como banheiros e cozinhas (partes propícias à proliferação de germes).

Polyamine MO 30 (LO/CAO)

Polyamine MO 30 OX é um excelente estabilizador de espumas em misturas de surfactantes aniônicos e anfóteros.

A adição deste produto aumenta os níveis de detergência de uma mistura, podendo ser utilizado em formulações de detergentes, líquidos para enxague e limpadores em geral. Sua principal aplicação é na estabilização de alvejantes a base de Hipoclorito de Sódio.

Adição do Polyamine MO 30 melhora a estabilidade do “cloro” em pH básico.

Água

A pureza da água é fator indispensável para a qualidade, também deve atingir o nível de Potabilidade Padrão pelo Ministério da Saúde.

Formulação

A formula abaixo é apenas sugestiva, e cabe ao formulador chegar  a um resultado ideal conforme sua necessidade e custo x benefício.

Item

Matéria Prima

Quantidade

01

Água

q.s.p 100%

02

Hidróxido de sódio 50%

20%

03

Polydisperse Hedp Na4

0,1 – 0,5%

04

Hipoclorito de sódio 12,5%

32%

05

Polyamine Mo 30%

11%

A ANVISA determina que soluções aquosas com finalidade de desinfecção de ambiente, superfícies e objetos inanimados, onde seu ativo é hipoclorito de sódio, devem atingir o teor de Cloro Ativo entre 3,9% e 5,6%. Podem conter estabilizantes, corantes, fragrâncias e sequestrastes em sua formulação, onde o pH máximo do produto deve ser de 13,5.

Processo de Fabricação

Adicionar em um tanque, com agitação moderada, o item 01 e em seguida o item 02. Haverá reação exotérmica devido ao contato da soda com a água, aguardar a solução estabelecer temperatura ambiente. Em seguida adicionar o item 03 Polydisperse HEDP NA4, até a completa solubilização do mesmo. Adicionar o item 04 Hipoclorito de Sódio e por fim o item 05 Polyamine Mo 30. Agitar por cerca de 1 hora e descarregar.

Diluição de uso

1:5 – 1:10 – 1:15

Estocagem

Estocar em embalagem primária opacas, resistentes a álcalis, de plástico rígido, de composição adequada que, não permita reações químicas entre o produto e a embalagem, interfira na cor do produto, na transferência de odores ou na contaminação de substâncias para o produto, bem como a contaminação do produto para o meio ambiente. Alocar em local seco e arejado, em temperatura ambiente. Evite exposição à luz solar.

Observações:

As informações técnicas que apresentamos a sua empresa representam o melhor de nosso conhecimento, quer verbal ou por escrito, são dadas de boa fé. Nossa orientação não o desobriga de verificar informações atualizadas, especialmente as contidas em FISPQ (Ficha de Informações e Segurança de Produtos Químicos), e de testar nossos produtos quanto a sua aplicabilidade para os processos e usos pretendidos. A aplicação, uso e processamento de nossos produtos e de produtos manufaturados por vossa empresa estão além de nosso controle, e, ainda, sob inteira responsabilidade do produtor. Nossos produtos são vendidos e nosso apoio técnico é dado de acordo com a versão corrente das nossas condições gerais de venda e entrega, sempre em conformidade com as solicitações de nossos clientes.

Entre em contato com nosso departamento técnico e saiba mais.

Solicite sua Cotação

Respondemos em até 24h.


Reader Interactions